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Até pouco tempo atrás, blindar um carro era um procedimento de alta complexidade e por isso bastante caro. Hoje em dia, o mercado de blindagem automotiva segue em alta no Brasil e não é luxo para poucos. E a razão disso é a sensação de insegurança, que faz do blindado opção para boa parte dos usuários. 

Mas, assim como outras decisões de alto impacto financeiro, a blindagem também deve ser estudada com cuidado para que o investimento valha a pena. Veja a seguir o que é preciso saber antes de blindar o seu carro. Por isso, é importante pesquisar bem a empresa que vai executar o serviço. Neste caso, a Vertco Blindagens é a mais recomendada.

No Brasil, existem quatro níveis de proteção de blindagem: o I, II-A, II e III-A, sendo o nível I o menor, mais barato e de menor peso e o nível mais resistente, mais caro e de maior peso, o III-A. Eles seguem as normas americanas, que especificam a quais projéteis um determinado nível de blindagem deve resistir. Confira seguir:

Nível I: É a menor proteção disponível. Resiste a disparos de armas calibre 32 e 38, mas é vulnerável a calibres maiores. Com esta proteção, o motorista precisaria analisar o tipo de arma para saber se o carro resistiria à bala, uma decisão muito complexa em um momento tão crítico.

Níveis II e II-A: Esses níveis fazem parte de um único nível segundo a tabela americana. Eles resistem a armas de calibre 9 milímetros e à Magnum 357. Não seria uma proteção resistente, por exemplo, em sequestros, quando bandidos costumam usar armas de maior porte.

Nível III-A: Segundo a Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem), o nível III-A tem uma resistência quatro vezes maior que o nível I e é a proteção usada por 95% mercado. É resistente a armas de mão de todos os calibres, inclusive a submetralhadoras (pistolas) 9 milímetros e à Magnum 44.

Algumas concessionárias até oferecem a blindagem já nas prestações junto com a da venda do veículo, tudo para facilitar e deixar um pouco mais acessível.