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Diante do crescente número de roubo de cargas, a blindagem de caminhões se torna uma ferramenta  indispensável para evitar este tipo de ação dos bandidos.

Para tentar manter suas cargas e veículos em segurança, sindicatos, federações e governo têm trabalhado em conjunto. Mesmo assim, os empresários do setor, preocupados, investem na blindagem como alternativa de segurança.

Para se ter uma ideia, o número de roubos de carga nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro disparou de 3.381 para 4.698 no terceiro trimestre de 2016, em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo relatório da consultoria americana FreightWatch International, com base em dados das secretarias de Segurança Pública e da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (ANTCL), o aumento foi de 38,9%.

As cargas mais visadas pelos bandidos são: cigarros, eletroeletrônicos, remédios, alimentos e combustíveis.

Para ser realizada, a blindagem de qualquer veículo depende de autorização prévia do Exército Brasileiro. A licença para o serviço deve ser solicitada pela empresa que executará a blindagem. A Vertco Blindagens, com sede em Mogi das Cruzes, é uma das empresas credenciadas para fazer este tipo de blindagem.

Materiais usados

A escolha dos itens e da espessura da blindagem é feita de acordo com o nível de proteção escolhido pelo cliente.

  • Vidros
    Para a blindagem da área transparente, utilizam-se vidros especiais. Esses “vidros”, na verdade, são compostos por diversas lâminas de vidros e materiais polímeros. Esse “sanduíche” é chamado de pacote. O número de camadas varia de acordo com o nível de proteção.
  • Lataria
    Existem empresas que usam mais aço na parte opaca e outras utilizam predominantemente a aramida em quase todas as áreas. A diferença entre um e outro é o peso que será acrescentado ao veículo e o custo da blindagem. Um carro blindado com aço é até oito vezes mais pesado do que o blindado com aramida (fibra usada nos coletes à prova de bala). Mas, o preço tende a ser menor.
  • Acessórios
    A blindagem costuma proteger somente a cabine do carro. Há empresas que oferecem proteções opcionais. As mais pedidas são as blindagens do tanque de combustível e dos pneus.
  • Pneus
    Num carro blindado, os pneus não são à prova de balas porque seriam muito pesados para veículos civis. Em geral, os pneus recebem reforços para rodar alguns quilômetros antes de murchar.

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