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Há uma frota no País formada por Veículos Especiais de Transporte de Valores (VETVs), popularmente conhecido no Brasil como carro-forte, um veículo automotor especial utilizado para o transporte de grandes quantias de dinheiro, documentos e outras mercadores de alto valor.

As instituições que mais utilizam este tipo de transporte são bancos, lojas e museus. Os VETVs são blindados, possuem fechadura aleatória e um desenho que prioriza ao máximo sua funcionalidade, que é a segurança do patrimônio que contém. No seu interior, há um cofre-forte para uso da guarnição que viaja em seu interior.

No Brasil esse tipo de veículo pode, por exemplo, estacionar em locais proibidos, ainda que isto seja posto em questionamento.

Os cofres instalados no interior destes veículos são comumente chamados de cofre boca de lobo, pois uma vez depositado em seu interior os valores só serão retirados na base de operações, através da utilização de chave especifica codificada.

Outros modelos deste tipo de veiculo podem comportar mais de um cofre em seu interior. Outra curiosidade é que a porta que dá acesso ao local onde estão posicionados os cofres só é aberta através de solicitação remota para a central de gerenciamento de risco de cada empresa.

Mas todo este aparato também precisa de segurança. Por este motivo, estes veículos especiais são equipados com blindagem especial, por este motivo são feitos sob encomenda. Por questões de segurança, os fabricantes não revelam o material usado na construção. Mas sabe-se que a lataria é reforçada com chapas de aço e produtos especiais e recebe blindagem de nível 3 (ou seja, só não resiste a tiros de fuzis perfurantes). No nível 3, o vidro pode chegar a 21 milímetros, chapas de aço com 3 milímetros de espessura e 10 camadas de aramida. O veiculo ganhara cerca de 130 kg e resistiria ao calibre Magnum 44.

O nível de blindagem para carros fortes de um carro é dividido em seis categorias de acordo com a norma brasileira, que segue os padrões americanos.

No Brasil, a blindagem é regulamentada por duas normas: a NEB E-316, do Exército, e que tem mais de 20 anos, e a NBR 15000, criada em 2005 pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Ambas são complementares. As regras permitem quatro tipos de blindagens para civis: I, II-A, II e III-A. A de nível III é restrita e só pode ser instalada com autorização prévia da Forças Armadas, enquanto a do tipo IV é restrita às Forças Armadas e chefes de estado em território nacional.

Vertco Blindagens é uma das empresas credenciadas para blindar veículos do modelo carro-forte, atendendo todos os requisitos e normas de segurança.