O segmento de blindagem de veículos permanece em crescimento no Brasil. De acordo com dados da Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), a frota de blindados no país somava 388 veículos em 1995. De lá para cá, a frota já é de mais de 160 mil veículos desse tipo. Um crescimento bastante significativo, responsável por alçar o Brasil à liderança mundial nesse tipo de processo, ultrapassando países como Estados Unidos e México.
E a que se deve isso? À onda crescente dos índices de violência urbana, com aumento nos números de homicídios e roubos de veículos.
E se antes quem blindava o veículo era o grande empresário, o artista e o político, hoje, pelo a classe média vem sendo um dos maiores consumidores deste serviço.
No momento de escolher onde blindar, é preciso obter referências documentais da empresa, conferir com atenção o material utilizado e acabamento interno, conhecer o sistema de testagem e obter garantias de que todos os itens, como vidro, portas, ar-condicionado e comandos do veículo estão funcionando perfeitamente ao sair da fábrica.
Além de todos esses cuidados, o profissional destaca que é fundamental para o cliente conhecer as certificações da empresa blindadora e saber se ela segue todas as normas exigidas pelo Exército Brasileiro para obtenção da licença de blindagem.