A revista Superinteressante, da Editora Abril, comparou o vidro blindado como um sanduíche, no qual o vidro é o pão e o recheio é formado de plástico ou resina sintética. Esta é a forma mais simples de explicar como é um vidro blindado que, com a crescente onda de violência e o número de assaltos, torna-se um grande aliado para que o proprietário do veículo se transforme em mais uma vítima.
Há vários níveis de blindagem. O número de camadas, espessura e composição dos materiais é que vão determinar a resistência contra balas de revólveres, espingardas e metralhadoras, por exemplo. Ou seja, isto vai variar conforme o calibre das balas destas armas.
Podemos dizer que o vidro blindado tem três partes. A camada de vidro externa é a primeira proteção. De acordo com a publicação, o impacto de uma bala é semelhante à ação de uma furadeira: o projétil chega em alta rotação e alta velocidade. Mas, como o vidro é um material abrasivo, consegue corroer e deformar a bala.
No miolo, há a camada de resina ou plástico, que atua como amortecedora, reduzindo a velocidade e a força da bala, até paralisá-la, ainda conforme a revista.
Por fim, a última camada de vidro, que nunca é atingida pela bala, mas pode se estilhaçar devido à propagação da energia provocada pelo seu impacto. Por isso, o vidro blindado termina em uma fina película plástica, para prender os estilhaços e impedir que atinjam alguém.
A Vertco Blindagens, empresa com sede em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, garante o mais alto grau de resistência e segurança com vidros blindados em seu automóvel. Vidros feitos especialmente para o cliente fabricados com a mais moderna tecnologia e os mais rigorosos controle de qualidade. Na Linha Automotiva produz vidros blindados nos Níveis I, II-A, III-A e III para qualquer modelo de veículo de passeio, utilitários, caminhões e até Carro Forte.
Agora que você sabe como é feito o vidro blindado, clique aqui e conheça mais sobre a Vertco Blindangens.