Segurança pessoal em áreas de alto risco
14 de julho de 2017
Como é feito o vidro blindado?
28 de julho de 2017

Blindar o carro, hoje em dia, não é mais um luxo. Atualmente, com a onda de crimes que assola o País, é uma necessidade.

Portanto, antes de tomar a decisão de fazer a blindagem do carro, é preciso estudar tudo com muito cuidado para que o investimento valha a pena.

Segundo a Associação Brasileira de Blindagem (Abrablin), uma blindagem com o nível de proteção mais usado pelo mercado, o nível III-A, dificilmente terá um custo inferior a R$ 40 mil.

Muitas concessionárias já oferecem o carro blindado na hora da compra do carro, em razão de parcerias fechadas com as empresas blindadoras. Neste caso, é preciso ficar atento à qualificação da empresa que vai blindar o veículo. Para evitar dor de cabeça, o futuro proprietário do carro deve buscar referências sobre a empresa.

Para ser blindado, o veículo é completamente desmontado, mantendo-se apenas a lataria, o motor e o painel. São retiradas a capa interna do teto e o forro das portas, os bancos, os vidros e as rodas para que os materiais com resistência balística sejam instalados. E depois ainda é preciso remontar o carro com extremo cuidado para preservar as características do veículo. Toda essa manobra se reverte em um alto custo. É preciso levar em conta que, além do preço de instalação, existem custos elevados de manutenção para blindar o carro. No caso de acidentes ou danos, as despesas do conserto podem ser razoavelmente mais caras, pois será necessário contar com uma empresa especializada para a reparação.

Por isso, não se esqueça. É importante pesquisar a empresa que fez a blindagem e ver se ela possui todas as certificações necessárias antes de iniciar o processo.